O Marcelo Resende autoriza a livre reprodução destes artigos, desde que seja citada a fonte.

flash

domingo, 20 de maio de 2012

Motivação é um processo que acontece de dentro para fora?


Motivação é um processo que acontece de dentro para fora. E depende do que cada indivíduo deseja.

No caso do trabalhador, o que o motiva é 


o salário, benefícios e etc..

Apesar da resistência por parte de algumas empresas em considerar o equilíbrio emocional do empregado, por acreditar que a emoção nada teria haver com produção, tem crescido o numero de empresas que tem investido na qualidade de vida no trabalho (QVT), entrando em ação o psicólogo organizacional, trazendo várias atividades a fim de melhorar o desempenho e proporcionar maior bem estar ao empregado, tendo a motivação como ferramenta de trabalho.

Concluímos que a motivação no trabalho vem ganhando espaço nas empresas, trazendo através do psicólogo organizacional mecanismos que levem o empregado a desempenhar melhor o seu papel.
Algumas teorias como já vimos, auxilia o psicólogo na sua orientação algumas delas são: teoria de Maslow, de Mcclelland e outras.
Tendo como principal objetivo a motivação do trabalhador, para que se tenha uma qualidade de vida no trabalho (QVT), visando assim, promover o bem estar e, por conseguinte a diminuição nos custos com doenças como: pressão arterial, estresse, depressão e muitas outras complicações.
Antes considerado como problema técnico, hoje o equilíbrio emocional é visto como fator importante, podendo melhorar ou dificultar a capacidade do trabalhador na atuação da sua área.  Cada vez mais esse mesmo trabalhador é enxergado como um ser humano provido de emoções, e com necessidades singulares.

Como observamos, a motivação no trabalho é uma prática cada vez mais necessária.  Levando o trabalhador a desempenhar melhor o seu papel. E as empresas a se beneficiarem com funcionários melhor preparados.
Levando em consideração também a diminuição nos custos com doenças emocionais a partir do psicólogo com todo o recurso proposto.

solange da costa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Comente este artigo.
• Escreva sua opinião sobre a postagem.
• Não ofenda nenhum leitor